//
you're reading...
Opinião, Todos

Azeite Gallo: “o vidro escuro é o segurança”

Ontem a Folha de São Paulo publicou a notícia de que o Conar está para julgar a representação contra o anúncio do azeite Gallo, acusado de racismo. A peça, da agência AlmapBBDO, faz parte da campanha da marca a fim de promover sua nova embalagem de vidros escuros, que protegem o azeite da oxidação da luz, e estava sendo veiculada em revistas, caixas de pizza e sobre-capa dos jornais Metro e Destak.

Parte do público parece ter tido conhecimento da campanha apenas após a notícia da Folha. Logo que chegou às redes sociais, o anúncio com a frase “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança.”causou polêmica e dividiu opiniões: poucos perceberam o humor da peça, mesmo entre os que não que não acreditavam em um suposto racismo do texto, que apostavam em um improvável erro amador de grafia onde o “o segurança” queria dizer “a segurança”. Não convenceu. Os que enxergaram teor racista afirmavam que o texto ajudava a reforçar o estereótipo do negro necessariamente subalterno ao rico (homem branco, em sua maioria), através de um trocadilho infeliz.

De acordo com a matéria “Metáfora apresenta nova embalagem de Gallo”, publicada ano passado no site Meio & Mensagem, a “campanha da AlmapBBDO usa bom humor para explicar porque a nova embalagem do azeite é escura”. O curioso é que na legenda da foto que ilustra a matéria, a metáfora com o segurança seria porque o vidro “está vestido de preto”; porém em nenhum momento a matéria em si cita esta interpretação. Interpretação esta que se mostra bastante falha, ao transmitir uma mensagem obscura ao consumidor. Como comumente a palavra “escuro” é utilizada pejorativamente para se referir à pessoas negras e nunca a pessoas vestidas de preto e como, obviamente, o vidro não está “vestido preto” mas é preto, a associação se torna quase um malabarismo semântico e demonstra a fragilidade da qualidade da peça, que confunde o consumidor e envolve a marca em uma polêmica desnecessária.

A Almap diz que se pronunciará apenas quando o caso for a julgamento no Conar. E nós torcemos para mais atenção e responsabilidade por parte dos nossos publicitários.

Divulgação
Anúncios

About Renata Arruda

Redatora e tradutora.

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: